Tato Criação Cênica

Companhia - Tato Criação Cênica

A Cia foi formada no ano de 2004 em Ouro Preto (MG), da junção dos trabalhos de Dico Ferreira e Katiane Negrão. Desse processo, surgiu o espetáculo “Tropeço” e a oficina “Em Busca de Uma Dramaturgia Física no teatro de animação”. 
A Tato Criação Cênica desenvolve seu trabalho de pesquisa que tem como fio condutor uma dramaturgia essencialmente corporal, busca  integrar as linguagens do teatro, consciência corporal, mímica, teatro de animação e criação sonora vocal  para comunicar e emocionar através do simples. 
Com sede em Curitiba/PR, desde 2006, a Tato estreou em março de 2008 sua segunda montagem, o espetáculo“E SE...”, destinado a todo público, através do Prêmio Myriam Muniz de Teatro/ FUNARTE – MINC. Em 2014  estreia  o espetáculo “Entre Janelas’, através do edital de Formas Animadas da Fundação Cultural de Curitiba e ganha dois novos integrantes, Carolina Maia e Eduardo Santos. Hoje mantém três obras em seu repertório e, devido à linguagem desenvolvida e às especialidades de cada artista integrante, conta com com um leque de oficinas que inclui manipulação, construção, dramaturgia, corpo e voz.
Desde 2012, com Katiane vivendo em Brasília, a Tato que nasceu em Minas e já viveu no estado de São Paulo, hoje tem a identidade de duas unidades federativas, PR/DF.
Em 2005, em sua passagem por Bauru – SP, fez parceria com Mariza Basso Produções em dois espetáculos, com “Circo dos Objetos”, dirigido por Mariza, juntamente com “Tropeço”, fizeram sua primeira excursão internacional para Portugal. Tropeço segue viagem apresentando-se também na França e Espanha e ao voltar ao continente participa de seu primeiro festival na Argentina.

Em 2017 estreou o espetáculo Lambe-Lambe "Emiliano" de Dico Ferreira, no Festival de Curitiba e fez sua segunda turnê pela Europa, quando participou com as peças "E Se..." e " Tropeço" no Festival Internacional de Títeres de Redondela, apresentou-se em Madrid no Teatro La CasaEncendida e no Teatro Arbolé em Zaragoza. Em Portugal apresentou "Emiliano" e "Tropeço" no Teatro Braço de Prata em Lisboa e participou do Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO), onde ganhou o prêmio do juri de melhor espetáculo com "Tropeço".

Com atividades ininterruptas, a Tato já ultrapassou as mil apresentações com "Tropeço", cumpriu uma agenda de mais de 400 apresentações com "E Se...", e com "Entre Janelas" também já foi para importantes Festivais dentro e fora do país. A Tato já esteve em todos os estados brasileiros e outros dez países em três continentes.

Responsável: Dico Ferreira

Fone: 41 99684-5927

E-mail:tatocriacaocenica@yahoo.com.br

www.ciatato.com.br

Site desenvolvido por Aprtb 2018